segunda-feira, 13 de junho de 2011

CRIAÇÃO DE UM TEMA (PARTE 1)



Na postagem anterior sobre a apresentação do tema 2011, eu disse que detalharia o processo de criação de um tema e suas variantes, vou falar sobre isso aos poucos pois o texto original estava tão extenso que ficaria muito cansativo em uma única postagem.

Antes de começar, gostaria de deixar claro que cada grupo tem o seu processo de criação, mas existem similaridades como veremos abaixo:

Existem duas maneiras de se inserir um tema para uma quadrilha, a fácil ou a difícil, na fácil basta comprar DVD’s de outros grupos e simplesmente copiar tudo o que é apresentado ao seu gosto, não condeno quem faz isso, inclusive nós da Filomena já tomamos essa postura em 2007, mas logo em seguida descobrimos que os grupos de quadrilhas que conquistaram algo de relevante no cenário junino, criaram seus temas com suas características que mais lhe favoreciam... então toco na ferida: o que dá certo para um grupo da Paraíba não necessariamente terá o mesmo sucesso com um grupo do Tocantins, até grupos da mesma cidade isso não é possível, o importante a ressaltar é: cada estado e grupo tem suas características próprias, e nem sempre o que consagrou um, consagrará o outro, pois os pontos fortes e fracos do grupo “A” nem sempre serão do “B”...

Notando isso, sei que não é fácil criar um tema de qualidade, em primeiro lugar, observe o que o seu grupo tem de positivo e principalmente o mais importante: observar o que ele tem de NEGATIVO.

Um grande problema que noto em alguns grupos são a extrema dificuldade de admitir suas falhas que existem e sempre existirão! Com maior ou menor intensidade qualquer grupo do Brasil tem seus defeitos, isso é um fato!.

Simplesmente para não admitir seus problemas algumas pessoas fecham os olhos para suas mazelas e justificam caso algo dê errado que tudo é culpa dos outros, sei que é difícil admitir isso, seria como um pai dizer que seu filho não é tão bonito assim, o amor nos cega, quando rompemos a barreira da auto-crítica, 90% está resolvido, para termos uma capacidade clara de julgamentos.

Nós da Filomena começamos a pensar assim em 2008 quando perdemos o campeonato Buritiramense por um décimo de ponto para os Exagerados.

Seria muito fácil para nós dizer que foi culpa dos outros e a derrota foi responsabilidade de um jurado inconseqüente, poderíamos seguir nossas vidas nos enganando com essa mentira.... mas não!

Nos reunimos e nos perguntamos o que deu certo em 2008 e principalmente o que deu ERRADO, a partir daí nasceu o tema de 2009 que agregou o que tinha de melhor de 2008 como o cordel, e incorporou o que faltava, o resultado obtido dispensa comentários.

Para finalizar a parte 1 deste texto eu repito: Copiar outra quadrilha Pode trazer algum resultado, porém tenha em mente que copiando uma quadrilha campeã do Pará, não quer dizer que a sua também conquistará o mesmo feito na Bahia, o tema da quadrilha do Pará está adaptado as características deles, então tomem cuidado, pois isso é mais complexo do que simplesmente “copiar que seremos campeões!”

Criar algo que é para a sua realidade e que principalmente adéqüe a sua capacidade técnica, fica muito mais natural, fácil e interessante.... ( pensem nisso!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas serão automaticamente deletadas

Pesquisar este blog